domingo, 21 de outubro de 2007

UTI neonatal será discutida amanhã durante encontro em Natal

A direção da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), representada pela Maternidade Almeida Castro, estará amanhã em Natal com o secretário de Estado da Saúde Pública, Adelmaro Cavalcanti. O assunto em discussão serão os ajustes finais da instalação da Unidade de Terapia Intensiva - UTI neonatal.

A neonatalogista que ficará encarregada pelo treinamento da equipe que atuará na UTI esteve reunida com enfermeiros e médicos na tarde da última sexta-feira (dia 19) na CSDR.

"Recebemos a grata satisfação em ter conseguido o apoio da Sociedade Pediatra de Natal, que também se juntará a nós no treinamento de toda a equipe de profissionais", acrescentou Fábio Luís Ricarte, diretor administrativo da casa de saúde. A qualificação começará nesta semana.

A neonatalogista aproveitou a visita que fez para conhecer de perto as instalações da UTI neonatal. A unidade funcionará no mesmo andar do centro obstétrico e próximo à maternidade.

O espaço foi adequado conforme projeto de normas de arquitetura hospitalar do Ministério da Saúde. A CSDR finalizou a adaptação de suas instalações para acomodar a unidade. A UTI atenderá toda a população de Mossoró e dos municípios circunvizinhos.

Ainda segundo Fábio Luís, a perspectiva é que a partir da entrada em funcionamento não haja mais a necessidade de transferir crianças recém-nascidas prematuramente e aquelas com risco de vida de Mossoró para Natal.

A UTI neonatal começará a operar com seis leitos, devendo posteriormente estender sua capacidade de atendimento para seis, oque deverá ser suficiente.

Das 3.377 crianças nascidas na CSDR de janeiro a julho deste ano, 126 eram prematuras, sendo que deste total apenas sete precisaram de atendimento intensivo em Natal. O índice é considerado baixo.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: