quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Casos de dengue são maioria no bairro Belo Horizonte

A prevenção de casos de dengue em Mossoró está intensificada em toda a cidade, principalmente nos bairros onde a incidência de pessoas infectadas e também de focos do mosquito Aedes Aegypti preocupa a saúde pública.

Dados recentes apontam Mossoró como uma das seis cidades do país expostas a apresentar um surto da doença, e, para evitar que isso venha ocorrer, o Departamento de Vigilância à Saúde trabalha na conscientização da comunidade.

De acordo com informações do coordenador do Departamento de Vigilância à Saúde, Sodré Rocha, atualmente o bairro que tem registrado o maior número de casos da doença é o Belo Horizonte, onde as equipes de agentes estão fazendo trabalho de vigilância e conscientização nas residências para tentar controlar a proliferação do mosquito.

Um agravante na luta para inibir a incidência de focos do Aedes Aegypti tem sido a ausência de carro fumacê na cidade. A Vigilância está aguardando desde o mês de agosto a vinda do veículo, mas a Secretaria de Estado da Saúde Pública ainda não disponibilizou o serviço, alegando a falta de óleo para o carro. "Eles disseram que iam comprar o óleo, mas até agora não tivemos o retorno. Diante do perigo de surto, o município está se vendo obrigado a assumir uma responsabilidade que não é sua e provavelmente fará a compra do óleo", disse Sodré Rocha.

Os agentes de saúde estão intensificando todos os trabalhos de visita domiciliar com utilização de máquinas portáteis e distribuição de panfletos educativos para alertar a comunidade dos riscos da doença.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: