quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cobertura da vacinação contra aftosa foi de 80% no RN

Os criadores tiveram até ontem para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa, mas só em 30 dias a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca saberá ao certo o índice de imunização atingido nesta segunda etapa da campanha. Segundo o coordeandor de estudos do agronegócio da Sape, Ricardo Valério Menezes, a expectativa é de que tenha chegado ao mínimo de 80%, o que deverá ser usado como argumento para que o estado saia do status de área de risco desconhecido para risco médio da doença em janeiro do próximo ano.

Para que haja a mudança também é necessária a realização de concruso para a contratação de profissionais que vão trabalhar no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, o que deve ocorrer até dezembro. ‘‘O parecer do Ministério da Agricultura deve ser dado com base no índice da campanha e na confirmação da contrataçao desses profissionais. Não devemos passar por nova auditoria’’, acrescentou o coordenador.

Até a semana passada o índice de imunização não passava, entretanto, de 57%, mas segundo ele, houve reação nos últimos dias e a meta deverá ser atingida. Os pecuaristas têm agora 20 dias para apresentar a declaração de rebanho - a nota fiscal das vacinas compradas - sob o risco de serem multados em 21 Ufir’s, o equivalente a R$ 21,28 por animal. Com base nessas declarações a Secretaria espera compilar os dados e, até o início de dezembro, ter o balanço do total de cabeças imunizado.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: