terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dados do Samu revelam que após abertura da UPA do Santo Antônio as ligações diminuíram

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Conchecita Ciarlini já vem apresentando bons resultados desde que iniciou o atendimento aos pacientes do bairro Santo Antônio e demais bairros da zona norte de Mossoró, no último dia 12. Um deles é a diminuição do número de chamadas ao Serviço de Atendimento às Urgências (SAMU) e também do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Desde que foi inaugurada, a UPA do Santo Antônio, como está sendo chamada a unidade, já resultou em cerca de 40% a menos de ligações solicitando o atendimento do Samu. De acordo com o coordenador de enfermagem do serviço, Benedito Viana, a diminuição dessa porcentagem se refere somente a chamadas feitas do bairro Santo Antônio e também de bairros vizinhos. "O bairro Santo Antônio é um dos que mais registramos chamadas por ser muito populoso e um dos maiores da cidade, além disso, o Santa Helena também é um dos responsáveis por muitas chamadas, mas desde a inauguração da UPA estamos registrando queda na solicitação de nossas equipes na área", disse.

A queda nas chamadas é vista como positiva por Benedito Viana, que destaca o benefício da unidade para os moradores do bairro, já que agora eles podem contar com o atendimento mais próximo de suas casas.

Ele destacou ainda que com a inauguração da UPA o Samu passou a ter uma unidade a mais para fazer transferências. "Antes nós éramos chamados para levar as pessoas de casa ao Tarcísio Maia, agora recebemos chamadas da UPA para transferí-los quando necessário, o que acaba diminuindo também o número de pacientes que chegam ao Hospital Regional. Por exemplo, antes da UPA recebíamos 15 chamadas do bairro Santo Antônio para levar pacientes ao Tarcísio Maia, mas agora essas 15 pessoas vão sozinhas até a UPA e destas apenas três são transferidas, e é aí que nós somos chamados. Diminuiu o trabalho do Samu e por conseqüência do Tarcísio Maia", destacou.

Um relatório estatístico está sendo levantado pela equipe do Samu para constatar a queda nas chamadas oriundas do bairro Santo Antônio.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: