quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Laboratório Central do RN encontra bactéria nociva no Leite do Sertão

Análises feitas pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), em Natal, em amostra do Leite do Sertão, a pedido da Vigilância Sanitária de Mossoró, detectaram a presença da bactéria Escherichia Coli no produto.

Segundo o nutricionista da Vigilância Sanitária Carlos Alexandre, a bactéria pode provocar várias doenças, além de tornar o leite impróprio ao consumo humano.

"Diarréia, náusea, dores abdominais, vômito e infecção intestinal estão entre os males que podem ser causados pela Escherichia Coli", alerta o nutricionista.Alexandre observa que a bactéria é bastante comum e se alastra facilmente quando encontra condições propícias, "como a má manipulação do produto, que foi a causa responsável pela presença da bactéria no Leite do Sertão".

Alexandre adverte que a contaminação é comprovada apenas no lote em que estava a amostra coletada para análises. "Mas alerta que, possivelmente, outros lotes também podem estar contaminados, embora não existam garantias quanto a isso".

"Não temos como garantir que toda produção do leite esteja contaminada, mas o resultado da amostra serve de alerta para que a empresa tome os cuidados necessários com a manipulação do produto", reitera.

O nutricionista diz que mandou cópia do laudo da amostra do Leite do Sertão para a Segunda Promotoria Pública, Secretaria Estadual de Agricultura e aos responsáveis pela empresa produtora.

Alexandre destaca que a Promotoria Pública solicitou que fosse feita uma inspeção na empresa produtora do Leite do Sertão. Mas, segundo ele, essa responsabilidade não é da Vigilância Sanitária, e, sim da Secretaria Estadual de Agricultura, que também responde pela parte de fiscalização da qualidade do leite produzido no Estado.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: