sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PM completa 171 anos no RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte comemorou ontem à tarde 171 anos de presença no Estado. Uma solenidade militar marcou a cerimônia de aniversário, que aconteceu no Quartel do Comando Geral. Na oportunidade a PM condecorou 22 civis e militares com a Medalha Soldado Luiz Gonzaga, a mais alta distinção dada pela instituição - que foi criada no ano de 1836 pelo então Governador da Província, João Ferreira de Aguiar.

Segundo o Comandante Geral da PM, coronel Marcondes Pinheiro, a Medalha Luiz Gonzaga é concedida à policiais e pessoas da sociedade, autoridades civis e militares, em razão dos seus relevantes serviços prestados à instituição. A medalha foi instituida em 1977. Entre os agraciados com a comenda estão o desembargador Rafael Godeiro, o promotor Sérgio Luiz de Sena e o delegado Ricardo de Oliveira.

O coronel Marcondes lembrou que atividades comemorativas vêm se desenvolvendo ao longo da semana, com a condecoração - dada pelos comandantes do batalhões - aos policiais que demonstraram mérito profissional. Além destes, três policiais foram promovidos por bravura, além de outros promovidos por tempo de serviço.

Além das condecorações, a Polícia também promoveu diversas atividades desportivas para os praças e oficiais, estendidas também para a comunidade. Foram promovidas também palestras em escolas, falando sobre a importância e o trabalho da Polícia Militar no Estado.

A Polícia Militar conta hoje com aproximadamente 8.700 homens em seu efetivo, número abaixo do previsto em lei, que é de 10.000 homens. O Comandante Geral reconhece que esse não é o efetivo ideal, mas que já manteve um entendimento com a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SEARH) para que no 2º semestre de 2008 novos candidatos sejam convocados, levando mais homens para as ruas, aumentando a segurança da população. Com essa perspectiva, ele informa que a PM já formou 1.000 novos policiais, sendo 850 no ano passado e 150 este ano, e que em 2008 novos efetivos serão formados. ‘‘Nossa formação é permanente. Demanda tempo formar um bom policial, mas nossa formação é efetiva’’.

Além da deficiência relativa ao efetivo, o Comandante aponta ainda deficiência de material e de viaturas, como as dificuldades mais urgentes da instituição. Mas ele garante que a solução, ao menos parcial, está próxima. A licitação para aquisição de novos veículos já foi realizado e novas motos e viaturas estão sendo montadas, devendo ser entregues à população na segunda quinzena de novembro, já reforçando as operações da PM no Carnatal, período natalino e verão. Além dos veículos, novos coletes também foram adquiridos.

A greve deflagrada no ano passado seria outro assunto completamente superado, sem gerar nenhum reflexo sobre a corporação. ‘‘Todas as medidas administrativas, disciplinares e jurídicas tomadas foram justamento no sentido de que não houvesse quebra da coluna de hierarquia’’.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: