quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Preço do gás natural deve subir até 25%, diz Petrobras

O preço do gás natural poderá subir entre 15% e 25% nos próximos dois anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Petrobras à Folha Online.

Em entrevista ao jornal "O Globo" desta quinta-feira, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que a era do gás barato acabou e que o corte para as distribuidoras foi comunicado com antecedência.

"O custo de produção do gás é crescente, é preciso que haja racionalidade. O gás não pode ficar descolado das variações de outros combustíveis", disse ao jornal.

Ontem, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, admitiu que, com a renegociação dos contratos com as distribuidoras, o preço também será renegociado. Ele evitou falar, no entanto, se haverá aumento e qual o percentual.

Gabrielli disse ainda que as distribuidoras sabiam que a quantidade de gás fornecida poderia ser reduzida se houvesse necessidade de enviar um maior volume às termelétricas.

"A Petrobras não foi leniente. Na medida em que havia disponibilidade de gás ela entregou, mas todas as distribuidoras estavam conscientes de que, se houvesse necessidade, o gás seria reduzido", declarou.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: