quinta-feira, 22 de novembro de 2007

TSE mantém Souza afastado da Prefeitura

Manoel Cunha Neto, “Souza”, eleito pelo PP e que agora está no PR, vê a possibilidade de voltar ao cargo de prefeito no município de Areia Branca se distanciando. Na noite de terça-feira (20), o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou-lhe o direito de retornar ao cargo enquanto a decisão que lhe cassou o mandato por compra de votos não for concluída.A votação foi unânime.

Com a decisão, o segundo colocado na eleição de 2004, Ruidemberg Ferreira Souto (PTB) continua no cargo, tendo como vice-prefeita Iraneide Xavier Cortez Rodrigues Rebouças (PSB). Beguinho, como é mais conhecido o novo prefeito, e Iraneide Xavier Rebouças preferiram não comentar a decisão. Para eles, a Justiça já foi feita quando Souza foi afastado.

Souza e o vice-prefeito Aderbal George dos Santos conquistaram 8.994 votos, que correspondem a 52,86% do total na eleição de 2004. Os segundo colocados, Beguinho e Iraneide, receberam 8.018 votos (47,13% do total). Entretanto, o segundo colocado entrou com reclamação na Justiça Eleitoral de que Souza teria comprado votos e abusado do poder econômico.

Em primeira instância, o juiz decidiu absolvê-lo. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral, no mês de julho passado, decidiu reformar a sentença inicial, cassando o registro de candidatura de Souza e do vice Aderbal dos Santos. Na mesma decisão, o TRE determinou a posse do segundo colocado Beguinho e Iraneide Xavier Rebouças, o que aconteceu dias depois.

Conforme a decisão do TRE, Souza teria prometido bens materiais a eleitores do povoado de Sussuaruna, no município de Mossoró, em troca de transferência de seus títulos para Areia Branca para que pudessem votar nele. Também teria oferecido benesses a outros eleitores do próprio município de Areia Branca, durante o período eleitoral, também em troca de voto.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: