quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Hemocentro promove campanha até dia 8 para aumentar estoque sanguíneo

O Hemocentro de Mossoró iniciou, no dia 24 de novembro, uma campanha de coleta sanguínea, que se estenderá até o dia 8 de dezembro. A coleta pode ser feita na própria sede do Hemocentro, localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ou no ônibus da instituição, estacionado ao lado da Câmara Municipal de Mossoró todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a fim de facilitar a locomoção dos moradores de bairros distantes da sede fixa. De acordo com a assistente social da instituição, Denise Morais, desde o início da campanha, o estoque de sangue está razoável.

A assistente social comenta que no período anterior, a reserva de sangue do Hemocentro estava baixa: "Geralmente no final de ano o pessoal de afasta", mas a campanha tem intensificado a movimentação. Além disso, muitas empresas têm procurado o órgão. Esta semana o ônibus esteve na fabrica de cimento Itapetinga e ontem foi a vez da Universidade Potiguar (UnP), que aderiu a campanha e solicitou a presença da unidade móvel.

Em relação aos tipos de sangue mais necessários, Denise afirma que possuem RH negativos são sempre raros e, por esse motivo, sempre necessários, uma vez que apenas 20% da população tem esse tipo sanguíneo.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: