quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Lula critica oposição e diz que CPMF estaria aprovada se fosse para ajudar rico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje a oposição por ameaçar votar contra a PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011. No Pará, Lula afirmou que a CPMF já estaria aprovada se os recursos arrecadados com a contribuição ajudassem a população mais rica do país.

"Se fosse para ajudar rico, ninguém votava contra [a CPMF]. Cada centavo que se quer usar para favorecer os pobres é uma guerra", disse Lula na cerimônia de lançamento do plano social de registro civil de nascimento e documentação básica e entrega de títulos de cessão de uso de terras para populações ribeirinhas em Breves (PA).

Lula voltou a afirmar que são os sonegadores e integrantes da oposição que não gostam da CPMF. "Já apanhei o que tinha de apanhar. Porque a direita não é mole. Você pensa que a direita é como a esquerda Jefferson Péres? Não, não tem piedade. A campanha contra a CPMF é a campanha daqueles que gostam de sonegar", disse ele.

Em seguida, Lula ameaçou fazer campanha contra os sonegadores que vierem a votar contra a CPMF. "Estão lá no Senado dizendo que vão votar contra. Se votarem contra, temos que ir para cada casa mostrar quem é o senador responsável de deixar milhões de pessoas sem o benefícios desse programa", afirmou ele numa referência aos recursos da CPMF que são direcionados para a saúde e Bolsa Família, por exemplo.

O presidente pediu para os senadores terem juízo na hora de votar a CPMF. "Não é possível que alguém não tenha responsabilidade de saber que nenhum governo pode prescindir de R$ 40 bilhões", afirmou ele se referindo à arrecadação prevista da CPMF.

"Vamos esperar. A semana que vem vai votar [a CPMF]. Se os senadores não tiverem juízo, votam contra. Se tiverem juízo, aprovam e posso dizer ao povo que graças a eles aprovamos recursos para ajudar o povo."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: