quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Lula reitera que não há "Plano B" em caso de derrota da CPMF no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira que o governo não tem um "Plano B" caso o Senado rejeite a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). No almoço com o presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca González, Lula voltou a afirmar que é necessário garantir a manutenção da contribuição até 2011.

Ao ser questionado sobre uma segunda alternativa, em caso de derrota do governo em relação à CPMF, o presidente comparou a votação da proposta com a situação de seu time --o Corinthians.
"O Corinthians tinha um 'Plano B' e olha aí [referiu-se ele em relação ao rebaixamento do time para a segunda divisão]." No caso da CPMF, não tem "Plano B", disse Lula, segundo interlocutores.

No Itamaraty, durante o almoço, Lula reconheceu que fez uma espécie de mea-culpa ao admitir que é necessário mudar de opinião. Ele se definiu como sendo "uma metamorfose ambulante" ao tratar sobre sua mudança de opinião a respeito da CPMF. Para os convidados do almoço, o presidente disse, segundo os presentes, que "a gente amadurece".

Porém, com González, Lula tratou de temas regionais, como parcerias entre El Salvador e Brasil. "Nossos governos estão fortemente engajados no combate à pobreza e à desigualdade como único caminho na construção de sociedades mais justas."

O presidente disse ainda que o governo se empenha na criação de uma área de livre comércio entre o Mercosul e o Sica (Sistema da Integração Centro-Americana). "A presidência salvadorenha do Sica poderá contar com todo o empenho do Brasil para acelerar essa convergência entre nossos dois blocos regionais", disse Lula.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: