sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Oposição diz que Lula mente sobre dificuldades na saúde devido ao fim da CPMF

O pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi ao ar ontem à noite em cadeia nacional de rádio e TV, foi duramente criticado pela oposição. Os comandos do DEM e do PSDB condenaram o balanço feito pelo presidente. Segundo os oposicionistas, Lula mentiu ao afirmar que a saúde passará por dificuldades devido ao fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Os democratas divulgaram nota de repúdio ao pronunciamento.

Para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), Lula deve cortar gastos públicos ao invés de sinalizar que vão faltar investimentos para a saúde. A primeira-vice-presidente do PSDB, senadora Marisa Serrano (MS), afirmou que ao tratar do crescimento econômico, o presidente quer negar a história brasileira por atribuir o êxito à sua gestão.

"O que assistimos hoje na economia, por exemplo, é resultado de todo o trabalho efetuado ao longo dos últimos anos desde o governo [do ex-presidente] Itamar Franco. Não é construção de um homem só. É negar a história do país", afirmou Marisa Serrano. "É um governo que fala muito e faz pouco."

Nota

Maia divulgou nota oficial sobre o balanço feito ontem à noite por Lula. Em seis parágrafos, o presidente do DEM critica os principais pontos abordados por Lula --CPMF, crescimento econômico, investimentos na área social e as questões ambientais.

"É deprimente ouvir um presidente da República, que está há tanto tempo no poder, manifestando intenções, fazendo promessas e lançando programas, em vez de prestar contas do que faz no governo", reagiu Maia, na nota.

No pronunciamento, Lula lamentou a rejeição da CPMF pelo Senado. Segundo ele, os investimentos na saúde foram "truncados" pelo fim da prorrogação da cobrança da contribuição.

"Infelizmente, esse processo [de investimentos em saúde] foi truncado com a derrubada da CPMF, responsável em boa medida pelos investimentos na saúde. Como democrata, respeito a decisão tomada pelo Congresso", afirmou o presidente, ontem à noite.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: