sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Simon concorrerá a lugar de Renan; disputa está entre 2 nomes

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subirá à tribuna do Senado nesta sexta-feira, 7, para colocar seu nome à disposição da bancada peemedebista na sucessão do Senado. A informação é de parlamentares próximos ao senador gaúcho. Quando a bancada do PMDB se reuniu, na semana passada, e o líder do partido, Waldir Raupp (RO), pediu aos interessados que se apresentassem para a disputa, Simon não se manifestou.

No entanto, a direção do PMDB avalia que o processo sucessório já se afunilou em apenas dois nomes: Sarney, por aclamação, e Garibaldi. A escolha do novo presidente do Senado será votada na quarta-feira.

Até agora o PMDB tem quatro candidatos: Garibaldi Alves (RN), que teria a simpatia do Planalto; Neuto de Conto (SC), suplente de Leonel Pavan, atual vice-governador de Santa Catarina; Valter Pereira (MS), também suplente; e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do Conselho de Ética.

O ex-presidente José Sarney (PMDB-MA) seria o preferido do governo, mas declarou que não há hipótese de concorrer.

Apesar da força de Garibaldi, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) insistiam ontem em que Sarney é a solução ideal para comandar o Congresso neste momento. "O presidente Sarney tem dito que não quer, mas um político, às vezes, tem de deixar de lado a posição pessoal para atender ao interesse coletivo", disse Jucá.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário: