segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Desperdício de alimentos é grande na Cobal

O desperdício de frutas e verduras na Central de Abastecimento (COBAL) é notório. Diariamente vendedores perdem quilos de alimentos que se estragam e deixam de ser apropriados para venda e consumo humano. Segundo um vendedor de frutas, em determinadas semanas ele chega a perder de 40 a 50 quilos de alimentos. Ele afirma que há mais de dez catadores que recolhem os restos alimentícios para usarem como lavagem para animais. Eles comparecem à Cobal todos os dias, logo no início da manhã. O vendedor afirma que os alimentos que se estragam em sua banca são doados para essas pessoas. "Tem uns catadores de lixo, mas eu prefiro dar que jogar", conta o vendedor. Ele explica que prejuízos são muitos, mas os lucros são poucos, cerca de 10 a 20%. "Tem semana que enche a banca e vende tudo, tem semana que perde a metade", acrescenta.

Elismar Silva de Lima também sofre com a perda dos alimentos. Ele comercializa verduras na Cobal há mais de 10 anos e diz que nessa época se perde muito, pois a produção é grande. O que não é vendido e se estraga é levado para os bichos, outras vezes vai para o lixo. Ele já chegou a perder cerca de 7kg de verdura em um dia e menciona que quando a produção é pequena, as perdas são menores.

Os vendedores comentam que quem recolhe os restos de alimento afirma que é para os animais, mas não se sabe se o destino dado às frutas e verduras é realmente este.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: