segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

UTI Neonatal segue recebe reparos para iniciar serviço

Os três leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, implantados na Casa de Saúde Dix-sept Rosado, continuam sem prazo para começar a funcionar. O laudo feito por uma equipe da Subcoordenadoria de Vigilância da Saúde (SUVISA) nas instalações da UTI aponta que a estrutura ainda deve passar por adequações.

As irregularidades atestadas pelo relatório atingem tanto a estrutura física do local quanto à parte de equipamentos. De acordo com indicações, algumas paredes deverão ser reposicionadas, como recomendado nas normas.

Apesar do atraso, já que a unidade deveria estar funcionando desde o primeiro dia deste mês, a Promotoria Pública não aplicará nenhuma punição ao Governo do Estado ou à direção da maternidade nesse primeiro momento. O promotor da Saúde, Leonardo Nagashima, que substitui o titular Guglielmo Marconi, afirma que a preocupação principal é fazer a UTI Neonatal funcionar plenamente.

NECESSIDADE - O funcionamento da UTI Neonatal vem sendo defendida no município para tentar evitar que bebês que apresentem problemas de saúde sejam deslocados para Natal ou Fortaleza. Autoridades da Saúde defendem o serviço como uma forma de diminuir a mortalidade infantil nos primeiros dias de vida, principalmente as crianças que nascem prematuras, que são as que mais necessitam do atendimento especial, como destaca o pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho. "A maioria dos bebês que nascem prematuros necessitam de atendimento na UTI Neonatal e o que preocupa é que nos últimos anos tem aumentado o número de recém-nascidos prematuros", destaca o médico.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: