quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Sesap envia equipamentos inadequados

O prazo para a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), de 90 dias – estipulado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – foi cumprido.

Os três leitos foram instalados na unidade de saúde. Contudo, a UTI ainda não entrou em funcionamento por causa do envio de equipamentos inadequados por parte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).

Ontem, a reportagem do DE FATO teve acesso à unidade de terapia intensiva. A visita foi acompanhada pelo diretor da CSDR, Fábio Ricarte, enfermeira Natércia Bruno e médica neonatologista Elizabeth Terezinha Santos de Paula Leal.

Pelo termo de ajustamento assinado pela Promotoria da Saúde, Casa de Saúde Dix-sept Rosado e o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcante, ficou definido que mais três leitos serão instalados até o mês de junho próximo.

O diretor da CSDR frisa que essa proposta, contudo, vai ser avaliada pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o TAC, coube à CSDR montar as equipes para o funcionamento da UTI neonatal, e à Secretaria de Saúde, o envio dos equipamentos e a manutenção da unidade.

Apesar de afirmar que a UTI está em funcionamento, o diretor da Casa de Saúde informa que alguns equipamentos enviados pela Secretaria Estadual de Saúde são inadequados. O Ambu, aparelho que é usado nos recém-nascidos em caso de parada cardíaca e parada respiratória, por exemplo, é impróprio para a UTI neonatal, além do biliberço, que veio com defeito para a fototerapia (banho de luz para crianças com ictirícia), e a falta de material específico para o monitor multipermanente – que analisa os sinais vitais do recém-nascido.

Ainda faltam medicamentos, como o surfactante, cateter umbilical e curativos específicos para recém-nascidos.

Esses problemas iniciais detectados pela equipe da Casa de Saúde Dix-sept Rosado já foram comunicados à Secretaria Estadual de Saúde.

O diretor da unidade frisa que é preciso “muita coragem para colocar essa UTI para funcionar”.

Outro detalhe que impede o funcionamento pleno da UTI neonatal diz respeito ao pessoal que trabalhará no setor. As equipes ainda estão em fase de treinamento no Hospital César Carls, em Fortaleza (CE). São seis médicos, seis enfermeiros e oito técnicos em enfermagem que atuarão na unidade.

Fábio Ricarte diz que, como não existem crianças na UTI, os profissionais estão em treinamento intensivo. Contudo, enfatiza que, caso essa realidade seja modificada, a capacitação terá continuidade em horário diferente aos plantões. A enfermeira Natércia Bruno, responsável pelo treinamento dos técnicos de enfermagem, informa que nesse primeiro momento as equipes estão vendo a rotina dos procedimentos que são realizados no Hospital César Carls e vão trazer o que há de melhor para a UTI neonatal.

Esse treinamento foi iniciado em 1º de dezembro passado e tem duração de 140 horas.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: