sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

"Não estou arrependida", diz ministra após demissão

A ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, pediu demissão na tarde desta sexta-feira. Ela se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta tarde e pediu para sair do ministério depois que foi acusada de usar o cartão de crédito corporativo do governo indiscriminadamente e para compras não previstas em lei. "Não estou arrependida. Usei o cartão para cumprir a agenda de trabalho que tenho", afirmou a ministra, se referindo aos gastos como um "erro administrativo".

A situação política da ministra piorou quando ela tentou explicar os gastos para os ministros da Comunicação Social, Franklin Martins, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. Os colegas viram que ela dificilmente teria como se defender dos ataques políticos que surgiriam no Congresso. No ano passado, ela gastou mais de R$ 171 mil com o cartão corporativo.

Matilde ressaltou ainda que teve uma "vida pessoal pautada pela honestidade e pelo investimento em ações políticas coletivas".

Matilde afirmou ainda que dois de seus assessores foram exonerados: "antes de falar com o presidente, tomei a medida de exoneração de duas pessoas que estavam diretamente implicadas no caso. Diante da improbidade administrativa, esse erro não foi cometido unicamente por mim, portanto o tratamento será coletivo".

Fonte: Terra

Nenhum comentário: