terça-feira, 4 de março de 2008

Ano letivo da rede estadual começa e já tem greve de 24 horas marcada para dia 14

Começou ontem o ano letivo das escolas pertencentes à rede estadual de ensino. As escolas retomaram as suas atividades, no entanto, os professores já têm uma parada programada para acontecer no próximo dia 14. Será uma greve nacional por 24 horas e que atingirá tanto as unidades estaduais como as que pertencem à rede municipal.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado (SINTE/RN), Aldeirton Pereira, a parada terá o objetivo de pressionar os senadores e deputados federais a votarem o projeto do piso salarial da categoria. "Esse projeto já deveria ter sido votado desde outubro do ano passado. Em reunião com o presidente Lula, ele nos garantiu que até maio o problema seria resolvido, mas não queremos mais esperar, por isso vamos fazer essa parada", disse o sindicalista.

Sobre a situação local, Aldeirton afirma que o ano letivo começa, mas os problemas enfrentados pela comunidade escolar continuam os mesmos do ano passado. "Estamos vendo tudo igual, ou seja, faltam professores, funcionários, infra-estrutura, enfim, o ano é novo, mas os problemas são antigos", declara.

Depois da parada que ocorrerá no próximo dia 14, o Sinte pretende voltar a atenção para as discussões da campanha salarial 2008. "Temos muitas demandas reprimidas de anos anteriores e que iremos retomar, como a questão da promoção vertical, por exemplo", destacou.

ATRASO - Bolsistas que prestaram serviço em escolas estaduais em Mossoró como professores, durante o ano passado, estão revoltados com o atraso no recebimento do pagamento, que segundo eles deveria ter sido efetuado em dezembro de 2007. Segundo eles, em contato com a 12ª Diretoria Regional de Educação e dos Desportos (12ª DIRED), sempre informam que o pagamento sairá, mas na data prometida o fato não acontece. Cada bolsista deve receber em média R$ 3.800 pelo serviço prestado como professor durante o ano letivo de 2007.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: