terça-feira, 25 de março de 2008

Chuvas causam estragos na região Oeste do RN

O inverno começou fraco no litoral e no agreste, mas segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), já começou a melhorar, com chuvas fortes neste final de semana principalmente no Litoral. Já na região leste do Rio Grande do Norte, estão caindo pancadas de chuvas acima do normal.

Enquanto nos municípios do litoral a média de chuvas este ano é de 200 milímetros, na região Leste do Rio Grande do Norte a média foi de 500 milímetros. Martins registrou as maiores chuvas este ano: 750 milímetros. A Região do Agreste, as menores, com média dos municípios em 55 milímetros.

Com o aumento de volume de chuvas no litoral, as reclamações de estragos causados já começaram. Em Tibau, por exemplo, a estrada de acesso a Praia do Ceará foi destruída durante o final de semana, como também as encostas de acesso a Praia das Manoelas e a Vila dos Professores.

Em Areia Branca, dois bairros ficam completamente alagados durante as chuvas, levando transtornos aos moradores. Em Porto do Mangue, os moradores e comerciantes que moram perto do rio das Conchas, temem que as chuvas destruam novamente o Cais do Porto.

Em Assu, a expectativa maior é com o canal construído pelo Governo do Estado para perenizar a Lagoa do Piató com água do rio Piranhas/Açu. Em Pendências, os moradores do bairro Pendências de Baixo já estão preocupados com a possibilidade de enxurradas com terra, lixo e mato, que acontece sempre que chove. Em Macau, o risco é de alagamentos nos bairros mais baixos. Na Serra do Mel, a chuva foi tão forte no final de semana, que alagou as casas no Centro da cidade.

E nessas cidades, o inverno está só começando, o que já aconteceu na região do Alto Oeste Potiguar. As cidades que registraram as chuvas mais fortes foram às serranas. Em Encanto, São Miguel, Porto Alegre, e nas cidades que ficam próximas, choveu mais de 500 milímetros este ano. O Açude do Encanto está sangrando desde semana passada. O mesmo está acontece no Rodeador, em Umarizal. O açude de Lucrécia falta pouco para começar a transbordar.

A mesma intensidade de chuvas está sendo registrada pela EMPARN também no Brejo Paraibano e no Seridó, muito embora alguns açudes importantes desta última, como o Itans, de Caicó, até agora não recebeu um volume de água significativo. Está com 41% de sua capacidade. Diferente está o Açude do município de Paraú, que já transbordou, garantindo a sobrevivência dos moradores próximos e o abastecimento da cidade pelos próximos três anos.

A Barragem de Santa Cruz, em Apodi, está com 85% de sua capacidade de armazenamento. Acredita-se que com a sangria do Açude do Encanto e possivelmente da Barragem de Pau dos Ferros, que está com 80% de sua capacidade e subindo rapidamente, a barragem de Santa Cruz transborde, promovendo a lavagem do poluído rio Apodi/Mossoró.

O maior reservatório da água doce do RN , Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves já tomou este ano 312 milhões de metros cúbicos de água, metade da capacidade de armazenamento de água da barragem de Santa Cruz. A Armando Ribeiro armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Este ano, a lâmina de água do lago já sufiu um metro e noventa. Para transbordar, precisa de mais 2,5 metros.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: