quarta-feira, 26 de março de 2008

Comerciários e lojistas se reúnem hoje para primeira rodada de negociações

Comerciários e lojistas se reúnem hoje para dar início à rodada de negociações. O encontro será às 18h, na sede do Sindicato do Comércio Varejista (SINDVAREJO) de Mossoró.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (SECOM) entregou a pauta com 83 cláusulas aos empresários no dia 1º de março e na semana passada os lojistas fizeram a análise do documento.

De acordo com o representante sindical dos empresários, Valdemar Anunciato, antes mesmo de avaliar as reivindicações ele adiantou que o valor pedido de R$ 490 para o piso salarial da classe comerciária seria inviável.

"Essa quantia é muito elevada. Sabemos que o salário dos comerciários ainda é injusto, mas é preciso compreender que não é possível pagar essa quantia", anunciou o presidente do Sindivarejo. O motivo alegado seriam os altos encargos públicos e sociais pagos pelos empresários. "O aumento que eles querem representa mais de R$ 800 para os empresários. Se por acaso fosse reduzida a carga tributária, aí sim seria possível dar o valor que eles querem", completou.

Porém, a presidenta do Secom, Raimunda Soares, está otimista em relação às negociações. "Eles sempre alegam dificuldades, mas no fim conseguimos avançar nas propostas. Esperamos que possamos dialogar sem precisar acionar a Justiça", disse.

Além desse aumento, os comerciários que ganham acima do piso querem mais 15% e a quebra de caixa passaria de 10% para 20%. Para o percentual de horas extras eles pedem 100% em cima do salário que ganham.

Raimunda Soares ainda acrescenta que a categoria reivindica também cesta básica, auxílio-creche e estabilidade de emprego para gestantes, além do aumento para seis meses de licença-maternidade.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: