quarta-feira, 2 de abril de 2008

Lula diz que Dilma é vítima de chantagem e compara denúncia com "osso de galinha"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é uma vítima de chantagem política. Lula afirmou ter a impressão que alguém encontrou um "osso de galinha" e vendeu para a imprensa como se fosse uma "ossada de dinossauro", fazendo uma referência ao vazamento de informações sigilosas sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua equipe.

"A impressão que eu tenho é que alguém encontrou um osso de galinha e tentou vender para a imprensa como uma ossada de dinossauro. Aí, na hora que foi montado para saber que tamanho era o dinossauro foram perceber que era um franguinho", afirmou o presidente, após almoço no Palácio do Itamaraty.

Lula repetiu o argumento do governo que o vazamento de informações seria resultado do furto de documentos do banco de dados montado pelo governo para verificar despesas relativas a cartões corporativos e contas B. Segundo ele, não se pode levantar suspeitas sobre uma pessoa com a história de vida de Dilma.

"Eu acho que a pessoa que tem a história da Dilma, que presta o serviço ao país que a Dilma presta, não pode ser vítima de uma chantagem política de uma figura que não sei quem é que se roubou peças de um documento do banco de dados e que vendeu a idéia pra alguém que era um dossiê. Eu não posso em nenhum momento ter um milésimo de suspeita contra ministra Dilma porque conheço ela, conheço a história dela e sei dos serviços que ela presta ao país", afirmou.

Lula reiterou que ele e Dilma vão manter a rotina de viagens relacionadas às obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). Segundo o presidente, sua orientação é para não parar os trabalhos.

"Qual é a minha orientação? Não parar de trabalhar um minuto. Agora as obras estão começando a acontecer. Eu vou continuar viajando. A Dilma vai continuar viajando", afirmou.

O presidente disse que é obrigação da CPI dos Cartões Corporativos investigar todas as denúncias. "A CPI que apure e dê um jeito de evitar que essas coisas voltem a acontecer", disse.

Lula lembrou ainda que os políticos têm de estar preparados para ter os nomes envolvidos como ocorreu com a ministra Dilma. "Nós somos seres políticos e temos de suportar essas coisas até que a verdade venha a tona", afirmou. "Não é a primeira vez, não é a segunda vez nem será a última que alguém tenta roubar documentos de um jeito para vender de outro", completou.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: