quinta-feira, 12 de junho de 2008

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é iniciada na cidade e na zona rural

A vacinação contra poliomielite ou paralisia infantil já foi iniciada em algumas áreas da zona rural de difícil acesso de municípios ligados à II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). A médica Da Paz, coordenadora da campanha de vacinação contra poliomielite explica o início da imunização na zona rural destes municípios. "Preferimos iniciar logo, desde a segunda-feira passada a imunização em lugares de difícil acesso, pois em alguns locais, a vacina é transportada em carro, balsa e carroça", explicou. De acordo com Sodré Rocha, a vacinação já começou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mossoró.

O dia 'D' desta campanha que tem como slogan: "Paralisia infantil: tem que vacinar, não pode bobear" será realizado neste sábado, dia 14, das 7h às 17h. A vacina contra a poliomielite será aplicada nas cidades ligadas a II Ursap, em cerca de 250 postos de saúde. "Estão envolvidas diretamente e indiretamente nesta campanha, aproximadamente 2.500 pessoas de Mossoró e região", informou Da Paz, acrescentando que a previsão é de que a campanha prossiga até o dia 27 deste mês.

Segundo estimativa da II Unidade Regional de Saúde, a meta é de que 42 mil crianças sejam vacinadas contra a paralisia infantil. Para esta campanha, estão sendo disponibilizadas 60 mil doses de vacina.

Da Paz ressalta a importância da campanha. "Precisamos continuar com as campanhas, desenvolvendo trabalho de Vigilância Epidemiológica.
Apesar da erradicação da doença no país, precisamos tentar impedir que o Poliovírus Selvagem volte a ser introduzido no Brasil", enfatiza.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: