quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vacinação contra paralisia infantil segue até sexta-feira

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil ou poliomielite segue até a próxima sexta-feira. Em Mossoró a meta não foi atingida, ficando em 68% das 18.828 crianças que esperavam ser imunizadas. Segundo a coordenadora de vacinação da Vigilância à Saúde do município Norma Maria, até sexta-feira pretende-se vacinar todo o restante e completar os 95% da meta.

Com o slogan "Tem que vacinar; não pode bobear", a campanha visa estabelecer a proteção coletiva nas comunidades, mediante a promoção da circulação do vírus vacinal no ambiente.

A vacina oral é administrada indiscriminadamente em todas as crianças com até cinco anos incompletos, independente do estado vacinal prévio em relação a qualquer vacina, inclusive a vacina oral contra o rotavírus humano, recentemente implantada no País.

Norma Maria pede que os pais que ainda não levaram seus filhos para imunizar devem comparecer até esta sexta-feira. Por toda a cidade estão espalhados 43 postos de vacinação, sendo 10 na zona rural. Deve levar o cartão de vacina da criança durante o horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A poliomielite, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar à paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição, situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: