quarta-feira, 16 de julho de 2008

CPI dos grampos aprova convocação de Daniel Dantas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas aprovou hoje (16) a convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. No entanto, o depoimento só deve ocorrer em agosto, após o recesso parlamentar, que começa na próxima sexta-feira (18).

O requerimento apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) pede que Daniel Dantas esclareça as denúncias de escutas telefônicas clandestinas que teriam sido realizadas pela empresa americana Kroll na fase que antecedeu a mudança de controle acionário da Brasil Telecom. A suspeita é que de a Kroll teria sido contratada por Dantas para espionar autoridades e empresários brasileiros. Um dos interceptados teria sido o ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação).

Além do depoimento de Dantas, a CPI aprovou a convocação do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que decretou a prisão do banqueiro e dos demais acusados de crimes financeiros investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Também prestará depoimento o delegado da PF Protógenes Queiroz, que conduziu as investigações sobre o caso até ontem (15), quando pediu afastamento do inquérito.

A CPI vai ouvir ainda o delegado da PF Romero Menezes, responsável pela Operação Chacal, que realizou diligências nos escritórios da Kroll.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: