quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fernando Morais e Gabriel 'O Pensador' são presenças confirmadas na IV Feira do Livro

Está quase tudo pronto para a edição 2008 da Feira do Livro de Mossoró, que será realizada no período de 5 a 10 de agosto. A apresentação oficial do evento foi realizada ontem, 22, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. Na ocasião, o coordenador de programação da feira, Jacildo Morais, esclareceu detalhes do evento que já pode ser considerado uma das atrações literárias mais importantes do Nordeste. O tema da quarta edição, "O que um livro pode fazer por você?", busca promover a reflexão em torno do objeto do livro e do universo que ele consegue mobilizar em volta.

De acordo com coordenador de programação, a grande atração do
evento será Fernando Morais, autor do livro "O Mago" e conhecido por suas biografias polêmicas. O escritor se fará presente na abertura do evento, realizada na noite de 5 de agosto. Marçal Aquino e Marcelino Freira, vencedores do Prêmio Jabuti, estarão presentes no Circo da Luz, no dia 6 de agosto. Laurentino Gomes, escritor do best-seller "1808", que está no topo dos livros mais vendidos do país é outro convidado de renome nacional que foi convidado para o Circo da Luz, que recebe no dia 10 de agosto o autor, também conhecido por sua carreira de rapper, Gabriel O Pensador. Gabriel foi vencedor do Prêmio Jabuti pelo livro infantil "Um garoto chamado Roberto", um livro emocionante que trata da inclusão social.

Jacildo Morais mencionou que a grande festa literária que é a Feira do Livro de Mossoró incluirá em sua programação a realização do Congresso Potiguar de Literatura na Escola, o Festival de Cordel, com a participação dos poetas Antônio Francisco e Aldaci França. Além disso, a programação inclui dois encontros, cinco oficinas, oito palestras, cinco especiais e a participação de quinze escritores locais e seis convidados nacionais. O evento conta ainda com mais de trinta apresentações artística-culturais e mais de 950 vagas para o desenvolvimento de atividades formativas. Ao todo, são mais de 500 pessoas envolvidas na programação e a estimativa é de que mais de 30 mil pessoas passem pela estação durante o evento.

Um outro ponto destacado pelo coordenador da programação foi o concurso de cordel, cujas inscrições foram encerradas ontem e que este ano contou com um maior número de trabalhos inscritos. O nome do vencedor do concurso será conhecido durante a abertura da feira, mas a premiação só será realizada no sábado, 9 de agosto.

A abertura do evento será às 18h da noite de 5 agosto, terça-feira, e contará com a participação da Escola de Música Municipal e da Companhia A Máscara de Teatro.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: