quarta-feira, 23 de julho de 2008

Lula descarta participar das eleições para evitar mal-estar com aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que vai evitar "ao máximo possível" participar das eleições municipais para que os derrotados não o acusem no futuro.
Ele afirmou ter dificuldade de fazer campanha porque tem "muitos aliados" em todos o país.

A idéia do presidente é manter uma intensa agenda de viagem até as vésperas das eleições de outubro. "Vou evitar ao máximo possível participar das eleições municipais, vou tentar fazer minhas viagens dentro do Brasil e fora. Vou deixar as eleições para os partidos e para os candidatos", disse.

Lula reconheceu que uma das dificuldades para subir em palanques é que tem vários aliados que disputam entre si nos mesmos locais. Para evitar o mal-estar na base de apoio do governo, o presidente vai se empenhar para escapar das campanhas.

"Afinal de contas, eu tenho muitos aliados disputando as eleições. O resultado é sempre assim: os que ganham acham que o mérito é deles, e os que perdem depositam nas minhas costas a derrota, porque eu não fui ou porque fui apoiar o outro [candidato]."

Ontem, o presidente liberou a participação dos ministros em todas as campanhas municipais. No entanto, proibiu a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em palanques fora do Rio Grande do Sul, assim como vetou também a participação do ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) em campanhas fora de Pernambuco.

Segundo interlocutores, Lula tomou essa decisão porque considera os dois ministros os principais articuladores políticos do governo.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: