quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Servidores não descartam greve

Trabalhadores da educação pública estadual de ensino consideram positivo o resultado da parada estadual realizada terça-feira, 26, e ontem, 27. O protesto resultou em 80% de colaboração dos funcionários e uma das exigências atendidas.

A última greve da categoria aconteceu no ano passado e durou 45 dias. Quanto a este ano, ainda não foi descartada a possibilidade de greve. "Tudo vai depender da negociação. E se houver, será por tempo indeterminado", explica Edvar Duarte.

O coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Aldeirton Pereira, disse que agora será realizada uma assembléia estadual para definir qual será a direção a ser tomada. "Uma reunião será feita para uma avaliação geral da parada e alguns encaminhamentos", diz.

Aldeirton Pereira relata que as principais reivindicações ainda não foram atendidas, como o reajuste salarial de 29%, igualando ao piso salário nacional, melhores condições de trabalho e de ensino, entre outras exigências. Mas, salienta que o Estado prometeu o pagamento de questões funcionais para setembro. Foi elaborado um calendário para o próximo mês, no qual está definido o pagamento de gratificações de título e abonos para os trabalhadores.

Mesmo assim, o coordenador analisa de forma positiva. "Em todo o Estado e em Mossoró, 80% dos funcionários aderiram à iniciativa. De qualquer forma, nós vamos continuar lutando para que nossas reivindicações sejam atendidas", ressalta.

De acordo com o coordenador do Departamento de Administração do Sinte, Edvar Duarte, muitas escolas na cidade ainda possuem estrutura precária, além de também faltar alguns equipamentos necessários, como computador, ventiladores e até lâmpadas elétricas. Ele conta também que em todo o Rio Grande do Norte são aproximadamente 43 mil trabalhadores da educação, incluindo todos os funcionários da área.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: