sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TRE já tem 1,2 mil mesários para eleições no RN

A campanha Mesário Voluntário conseguiu a adesão de mais de 1,2 mil eleitores para trabalharem gratuitamente no dia da eleição. O número é considerado alto pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coed), vinculada ao TRE/RN. As inscrições permanecem abertas. Os mesários voluntários recebem um valor simbólico de R$ 15 para alimentação e adquire o direito de dois dias de folga do trabalho para cada convocação. São duas ao todo. Em caso de segundo turno, haverá mais um chamado. O mesário voluntário também tem preferência como critério de desempate em concursos públicos em que conste este quesito nos editais.

Os 1,2 mil voluntários foram inscritos no período da campanha, entre abril e julho. O número representa menos de 5% do total de 27 mil mesários convocados para o dia da eleição. A coordenadora do Coed, Soraia Fernandes, ressalta que quem deseja participar pode se inscrever pelo site do TRE/RN (www.tre-rn.gov.br). Na página há um link ‘‘Mesário Voluntário’’, para preenchimento de ficha de inscrição. Se preferir, pode procurar o cartório em que vota. As duas convocações correspondem a um dia de treinamento e o dia da eleição, com expediente das 7h às 17h. Se houver segundo turno, o mesário é convocado mais uma vez para o dia de votação.

Segundo Soraia Fernandes, a campanha visa preencher vagas de mesários e evitar convocações forçadas da Justiça Eleitoral. Os critérios de convocação respeitam apenas a idade mínima de 18 anos e a não filiação a partidos ou diretórios políticos, nem pessoas que exerçam cargos de confiança no poder executivo. Geralmente são convocados funcionários públicos e professores. A coordenadora do Coed afirmou que todos os 27 mil mesários já receberam aviso de convocação. Muitos ingressam com justificativa e são subsituídos pelos mesários voluntários.

A cidade de Mossoró apresentou o maior número de voluntários. Só a 33ªseção colaborou com a participação de 300 mesários inscritos. No período de campanha, a Coed istribuiu spots de 15 e 30 segundos no interior e na capital para veiculação em rádios, além de cartazes no interior, nos ônibus da capital e prédios públicos. Também foram contratado um grupo teatral para, nos dois últimos dias do cadastro eleitoral, conscientizar de forma lúdica a população sobre a importância da participação voluntária.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: