segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Consult: Micarla recua e Fátima obtém avanço em Natal

A disputa eleitoral na capital potiguar aponta para uma aproximação entre as duas principais candidatas. A nova rodada da Pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult mostra que a diferença entre as candidatas Micarla de Sousa (PV), que continua liderando o pleito, e Fátima Bezerra (PT), caiu de 32,5 pontos percentuais para 12 pontos percentuais. A primeira pesquisa foi aplicada entre os dias 26 e 28 de julho e, a atual, no dia 27 e 28 de agosto.

A candidata Micarla de Sousa aparece, na pesquisa mais recente, com 39,5%, enquanto que a candidata petista está com 27,5%. Em terceiro lugar, está Wober Júnior (PPS) com 3,1%. Miguel Mossoró (PTC) aparece com 3%. O candidato do PSDC, Joanilson Rego, está com 1,2%. Empatados estão Sandro Pimentel (PSOL) e Dario Barbosa (PSTU), com 0,4%. Pedro Quithé (PSL) está na última colocação com 0,1%. O número de votos brancos e nulos soma 9,8% e de indecisos 15%. A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult foi feita nos dias 27 e 28 de agosto e está registrada na 1ª Zona Eleitoral sob o número 1211/2008. Foram entrevistadas 1.000 pessoas nas quatro regiões da capital potiguar.

No comparativo com a pesquisa divulgada há um mês, a candidata Micarla de Sousa saiu de 49,7% para 39,5%. Já Fátima Bezerra passou de 17,2% para 27,5%. Wober Júnior também apontou um crescimento. Há um mês ele estava com 1,7%, hoje aparece com 3,1%. O candidato Miguel Mossoró se manteve praticamente estável. Na primeira pesquisa ele estava com 3,4%, agora ficou com 3%.

Quem também se manteve quase estável foi Joanilson Rego que deixou1,5% e hoje está com 1,2%. Sandro Pimentel continua com o mesmo percentual de há um mês: 0,4%. Já Dario Barbosa passou de 0,2% para 0,4%. E Pedro Quithé, que não havia sido citado, hoje está com 0,1%.

Na pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult, divulgada nesse domingo, o número de eleitores indecisos se mantém praticamente estável. Há um mês eles somavam 14,1%, hoje são 15% dos entrevistados. Os brancos e nulos que na pesquisa anterior apareciam com 11,8%, agora somam 9,8%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, a diferença entre a candidata Micarla de Sousa e Fátima Bezerra agora é de 9,3%. A candidata do PV está com 33,3% e a do PT aparece com 24%. Miguel Mossoró está com 2,5% e Wober Júnior tem o mesmo percentual. Joanilson Rego está com 1%, Dario Barbosa com 0,4% e Sandro Pimentel com 0,2%. Pedro Quithé está com 0,1%.

O prefeito Carlos Eduardo foi citado por 0,3%. E por 0,1% dos entrevistados ainda foram citados Marcos Formiga, Hermano Morais e Fernando Mineiro.

A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult também questionou aos entrevistados: “A sua opinião sobre como ou em quem vai votar para prefeito de Natal, em outubro, poderá mudar até a eleição?”. 37% dos entrevistados responderam que sim e outros 59,8% disseram que não cogitam mudar o voto.

No comparativo com a pesquisa do mesmo instituto feita há um mês, houve uma redução do número de pessoas que cogitam mudar o voto. Na primeira pesquisa, 42,4% admitiam rever o voto e outros 50,9% afirmaram que não mudariam o voto.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: