quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Refinaria do RN produzirá óleo diesel com padrão europeu

O óleo diesel produzido na nova refinaria da Petrobras no Rio Grande do Norte terá o mesmo padrão do combustível adotado pela Europa a partir de 2009. O produto será cerca de 36 vezes menos poluente do que o consumido hoje no Brasil. A unidade potiguar será uma das primeiras do país a produzir o diesel limpo e vai eliminar aquela fumaça preta das ruas e estradas.

A fumaça expelida pelos ônibus, caminhões e demais veículos que usam óleo diesel contém nada menos que 2 mil partes de enxofre por milhão de partículas emitidas. Com a entrada em vigor de novas normas, definidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a indústria do petróleo vai fabricar produtos com emissões de 10 partes de enxofre por milhão de partículas.

A partir de 1º de janeiro de 2012, toda a frota nacional a diesel deverá rodar com o chamado Diesel S-10. Apesar de representarem menos de 10% do total de veículos no país, os carros movidos a diesel são responsáveis por quase metade das emissões de poluentes nas cidades.

Até meados deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao RN anunciar oficialmente a construção da refinaria de petróleo em Guamaré, além de inaugurar a Termoaçu, liberar a construção de 6 mil casas populares na Grande Natal e declarar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante como prioridade para o governo federal.

A refinaria da Petrobras no Estado será a 12ª a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil. A unidade vai custar cerca de R$ 340 milhões somente na primeira fase e deverá gerar 700 empregos diretos e até 5 mil indiretos nas indústrias satélites, bases, terminal e transporte.

A unidade de produção de gasolina automotiva deve ficar pronta em 2010 e se somará às plantas industriais existentes em Guamaré, onde são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP e biodiesel. A capacidade de processamento do Pólo Industrial da cidade será de até 80 mil barris de petróleo por dia, maior que – pelo menos – quatro outras refinarias no país.

Junto com a refinaria potiguar haverá investimentos na implantação de terminais de entrada e saída marítima de produtos na região de Guamaré, inclusive com a necessidade de construção de um duto de cerca de 15km que vai melhorar a logística e escoar a produção da usina.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: