terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cerca de 4,6 milhões de jovens estão desempregados, revela Ipea

Pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada) concluíram cerca 4,6 milhões dos 50,2 milhões de jovens com idades entre 15 a 29 anos --aproximadamente 26,4% da população-- estão desempregados no país. Na maioria, esses jovens moram em cidades e costuma abandonar os estudos a partir dos 18 anos.

Apesar de ser maioria entre os brasileiros, a tendência é de a população jovem ser reduzida a 19% em 2050, segundo o diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abraão.

Com base nos dados da pesquisa, ao menos 14 milhões de jovens são apontados como pobres, na faixa etária entre 15 a 29 anos. Nesta faixa etária, 30,4% dos jovens vivem em famílias cuja renda per capita é de meio salário mínimo, enquanto 53,8% pertenciam a núcleos familiares com renda média entre meio e dois salários mínimos.

A pesquisa revelou ainda que, nos últimos anos, houve uma redução dos índices de analfabetismo entre os jovens. Segundo os dados, o abandono do estudo tem início com a elevação da faixa etária. Comparando homens e mulheres, a constatação é que o segundo grupo é que eleva os percentuais para análises positivas.

Porém, os dados mostram ainda que 55% só estudam, sendo a maioria mulheres. No entanto, há um percentual de jovens que não têm atividade alguma ---não trabalham nem estudam. De acordo com os pesquisadores, se encaixam neste grupo de inativos 7,4% entre os homens e 12% entre as mulheres.

Segundo os dados, a concentração de desempregados está entre os jovens com 18 a 24 anos, que registram 35,6%. O menor percentual é de 9,4% que se refere aos jovens que têm de 15 a 17 anos. No total, o percentual de desempregados entre os jovens é de 61,4%.

Do total da população jovem, 58% vivem nas cidades. A proporção de jovens que moram no campo é maior no Nordeste, que registra 27%, e Norte, que identifica 22%.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: