O Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) enviará ainda nesta semana documentação ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para apressar seu credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM).
Essa habilitação permitirá recebimento de recursos federais para realização de cirurgias oncológicas e deve ocorrer em até trinta dias, segundo o deputado federal Henrique Alves (PMDB), designado para acompanhar o caso no Ministério da Saúde.
O parlamentar foi incumbido da função em audiência sobre o assunto com o ministro José Gomes Temporão, em Brasília, na última quinta-feira, por ter trânsito livre no Ministério. Temporão, que garantiu pressa no credenciamento do COHM, é da cota do PMDB no Governo Lula.
O diretor-clínico do COHM, José Cure de Medeiros, explica que a documentação em preparo atende exigência do Ministério da Saúde para o credenciamento. Entre os documentos, diplomas de profissionais, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), fotografias do centro.
Em audiência com José Cure em Natal, sexta-feira (24), a governadora Wilma de Faria (PSB) também garantiu apoio ao credenciamento, para que seja feito em menos de 30 dias.
O COHM, entretanto, aguarda o repasse do Governo do Estado de cerca de R$ 490 mil, prometido por Wilma sexta-feira, para pagar fornecedores e reiniciar as cirurgias de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), paralisadas há cerca de 15 dias.
A gerente executiva da Saúde, Dorinha Burlamaqui, informou que a Secretaria Estadual de Saúde ainda não se pronunciou após a audiência. "Estamos aguardando", disse.
Fonte: De Fato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário