quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Polícia Civil adia início da greve

A paralisação dos policiais civis do Rio Grande do Norte agendada para hoje foi remarcada para novembro. Representantes da categoria se reunem hoje com o ministro da Justiça, Tarso Genro para negociar melhorias. Até ontem, o RN e mais dez estados brasileiros haviam agendado uma paralisação de alerta das 14h às 16h de hoje em apoio à greve dos colegas paulistas. Segundo a presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN), Vilma Sampaio, o ministro propôs uma mesa permanente de discussão com as federações dos sindicatos da categoria até achar um consenso.

A mesa permanente - e a então manifestação nacional marcada para hoje - também tem o objetivo de reivindicar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 549, de 2006. A PEC equipara salários dos policiais civis ao dos promotores de Justiça. Segundo Vilma Sampaio - que também preside a Federação dos Sindicatos dos Policiais Civis do Nordeste -, os dois pontos principais de discussão, no entanto, são a classificação de atividade de risco e consequente aposentadoria especial para a categoria; e aprovação da Lei Orgânica na íntegra. Segundo Vilma, a proposta - em trâmite na Câmara - sofreu alterações pelo Executivo.

‘‘A disponibilidade do ministro em discutir nossas reivindicações não diminui nossa indignação com a postura do Estado de São Paulo e o que foi feito com os policiais civis daquele estado’’. Segundo Vilma Sampaio, as federações deliberaram ontem ofício convocando os policiais civis para mobilizarem a categoria à uma manifestação de repúdio ao Estado de São Paulo marcada para 17 de novembro. ‘‘Essa postura tem se repetido em governos comandados pelo PSDB. Somos trabalhadores e temos o direito de protestar’’, desabafou a presidente do Sinpol.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: