quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Servidores da Emparn param e Detran marca indicativo

"É decepcionante e vergonhoso, mas infelizmente é a realidade", descreve o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Estado (Sinai), Santino Arruda, a atual situação dos trabalhadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Sem receber aumento há 13 anos e também reivindicando a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), eles decidiram suspender suas atividades por três dias, até esta sexta-feira.

Inicialmente, a paralisação dos funcionários da Emparn é só de advertência, mas pode se transformar em greve e passar a ter conseqüências sérias para os trabalhadores do campo se a indiferença do governo continuar. "Se a indiferença do Governo do Estado continuar, há grande possibilidade de haver greve. Parando por um tempo maior, as nossas pesquisas que são essenciais para os agricultores acabarão prejudicando sim o trabalho no campo", explica Santino Arruda.

Os funcionários da Empresa vêm tentando uma reunião com o governo para apresentar a necessidade do aumento salarial desde o mês de março. Porém, além da falta de vontade, existe também o desinteresse da diretoria da própria Emparn. "Nós respeitamos essa postura da diretoria, mas não concordamos, pois mostra indiferença e inoperância com a causa dos servidores", afirma Arruda.

A Emparn tem cerca de 150 funcionários e a reunião que decidirá se vai haver ou não greve será feita na sexta-feira. Caso seja confirmada, a paralisação já continua na segunda-feira.

Detran se prepara para a segunda greve do anoNa mesma linha de reivindicações, os servidores do Detran/RN anunciaram também o indicativo da segunda greve deles em 2008. A decisão foi tomada na assembléia ocorrida na manhã de hoje, na sede do órgão. Segundo o diretor do departamento jurídico do Sinai, Eliel Elias Bezerra, os trabalhadores esperam conseguir o aumento salarial de 13%, a realização de concurso público e a reestruturação do plano de cargos.

Diferente do caso da Emparn, em que o Governo do Estado parece mostrar indiferença, no caso do Detran, a reunião já foi marcada, mas o indicativo de greve continua. "Hoje a tarde haverá uma reunião para pedir o que já foi acordado, mas ainda não foi posto em prática. Caso nada seja acertado, a greve começa nesta segunda-feira com todos os servidores do Estado", afirma Eliel Bezerra.

O acordo comentado pelo diretor do Sinai se refere ao Projeto de Lei do reajuste salarial dos servidores dessa categoria que seria votado no início do mês de agosto, e já havia, inclusive, sido assinado pelo chefe da Casa Civil do Governo, Gustavo Carvalho, para ser colocado em vigor a partir de primeiro de outubro. As reivindicações feitas pelos servidores do Detran/RN são as mesmas da greve que terminou no mês de julho após mais de um mês de paralisação.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: