sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Criadores do RN têm até dia 20 para declarar rebanho

Os criadores potiguares têm até o dia 20 de novembro para providenciar a declaração do rebanho, após a campanha de vacinação contra febre aftosa realizada pelo Governo o Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). Trata-se de uma medida obrigatória, que poderá resultar em multa para quem perder o prazo e for flagrado pela fiscalização do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), de acordo com legislação específica.

O titular da Sape, Francisco das Chagas, acredita que não será necessária a aplicação de multas em função do nível de consciência dos criadores. "Eles já entenderam a obrigatoriedade da vacina e da declaração para continuar mantendo o Rio Grande do Norte dentro do novo status, que é médio risco com vacinação, ao mesmo tempo em que nos credenciamos para avançar para o status seguinte, que é livre com vacinação", disse.

O secretário observou que os criadores do Rio Grande do Norte têm contribuído para que as campanhas atinjam o índice recomendado pelo Ministério da Agricultura, que é de, pelo menos, 80% de todo o rebanho. No caso, o Rio Grande do Norte possui mais de 900 mil cabeças de bovinos e bubalinos (búfalos).

Conseagro

O secretário Francisco das Chagas Azevedo recebeu comunicação oficial do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagro), Vilman Viana, secretário da Agricultura de Minas Gerais, confirmando que a última reunião do órgão será em Natal, no dia 12 de dezembro.

O encontro, que acontece a cada dois meses do ano, foi motivado pelo fato de ter sido o Rio Grande do Norte considerado risco médio da febre aftosa com vacinação e terá como tema principal o incentivo para que os demais estados do Nordeste redobrem esforços para também se igualarem ao Rio Grande do Norte e Pernambuco. "A principal discussão do grupo será mesmo em torno da mudança de status dos outros estados, que continuam sendo classificados como risco desconhecido", ressaltou.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: